Deixe seu celular mais rápido

Deixe seu celular mais rápido com esta dica. É muito fácil, basta alterar uma configuração do seu smartphone Android para ele ficar um pouco mais rápido.

Seu celular pode apresentar falhas com o tempo de uso, pode apresentar travamentos ou ficar lento. A principal causa disto é a própria configuração do smartphone, principalmente relacionado ao modelo do processador que vem embarcado no aparelho, que pode contar com um desempenho muito fraco, que deixa a desejar.

Uma dica para comprar um ótimo smartphone é escolher o aparelho pelo modelo do processador. Eu sempre aconselho a comprar, se possível, algum smartphone com o processador Qualcomm Snapdragon da série 800 a partir do modelo 845 (855, 865, 888…) ou Snapdragon 8 Gen 1. Celulares com esses processadores nunca travam, nunca ficam lentos, e são ótimos para todas as funções e aplicativos, e são tão bons quanto um iPhone. Já publiquei aqui um post dando dicas de como comprar um smartphone Android bom para você (para conhecer, clique aqui).

Certamente você chegou até aqui porque seu celular não usa o processador citado acima.

Existem aplicativos que prometem deixar seu celular mais rápido, mas é pura ilusão, não caia nelas. Esses aplicativos fazem coisas simples, que você mesmo poderia fazer, como fechar aplicativos em segundo plano, ou limpar alguma coisa na memória do aparelho. Mas nada disso faz alguma diferença significativa no desempenho.

O segredo para o smartphone rodar liso está unicamente na configuração do hardware dele, me refiro principalmente ao processador, e um pouco à memória RAM.

Eu não indico comprar smartphones com processadores da MediaTek, principalmente os modelos Helio. E esses são os processadores mais comuns em celulares baratos. Aí não tem muito o que fazer, pois o celular vai apresentar muita lentidão e travamentos.

Mas existe algo que eu possa fazer para tentar melhorar o desempenho do meu smartphone?

Como já citei acima, o desempenho depende diretamente do desempenho do processador. E isto está relacionado com a dica que vou ensinar agora, a alterar uma configuração no celular, que modificará diretamente o desempenho do processador. Isto não vai transformar seu celular num monstro que vai abrir qualquer app da Play Store, mas sim, vai dar uma acelerada no seu celular, que será bem perceptível.

Então, vamos ao que interessa: Deixe seu celular mais rápido.

Para isso, acesse as Configurações do seu aparelho:

Agora selecione a opção “Sobre o telefone”:

Na nova janela, escolha a opção “Informações do Software”:

Agora, pressione rapidamente repetidas vezes na opção “Número de compilação”:

Após clicar várias vezes, deve aparecer um aviso “Modo de desenvolvedor ativado” na tela:

Com esta ação realizada, irá aparecer uma nova opção dentro das configurações do celular, chamada de “Opções do desenvolvedor”. Selecione esta opção:

Rode a nova janela para cima, até encontrar a opção “Tamanhos de buffer de logger”. Escolha esta opção:

Por fim, é só escolher a opção de maior tamanho que estiver disponível em seu smartphone:


Pronto! Agora seu smartphone ficará um pouco mais rápido do que era antes. Esta é uma configuração que interfere diretamente no desempenho do processador, aumentando a memória de acesso rápido do celular. Esta pequena memória auxilia para o smartphone executar os aplicativos mais rapidamente.

Isto não é uma solução definitiva, mas é algo que pode melhorar o desempenho do seu smartphone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.