Passo a passo: como recuperar fotos apagadas ou arquivos deletados

Por algum motivo você pode ter apagado um arquivo do seu computador, ou uma foto ou vídeo do cartão de memória do seu celular, e agora precisa recuperá-lo. Quando você deleta um arquivo, o Windows ou o Android não apagam ele definitivamente. Aprenda aqui, como recuperar um arquivo deletado.

No caso do Windows, primeiro ele envia o arquivo para a Lixeira. E se você esvaziar a lixeira, os arquivos apenas ficam ocultos ao usuário, e continuam salvos sem ocupar algum espaço disponível, permitindo que seja salvo novo arquivo sobre eles. Algo similar ocorre em arquivos salvos em cartões de memória de smartphones.

Desta forma é possível recuperar a grande maioria de dados deletados em um dispositivo. Existem programas, como o Ereaser, ou o comando Cipher do próprio Windows, que apagam os dados permanentemente sem deixar vestígios, tornando os arquivos irrecuperáveis.

Um detalhe deve ser observado no caso de ocorrer um problema de fotos, vídeos ou arquivos apagados ou perdidos num cartão de memória. Se o cartão de memória for falsificado, a perda dos arquivos pode ser irreversível, pois o problema é um defeito causado pela falsificação. A pirataria de cartão de memória de marcas famosas é algo muito comum, e você pode estar usando um produto pirata, e nem fazer ideia disso.

Mas qual o problema em usar um cartão de memória pirata?

Além de problemas legais, é claro, o cartão falsificado geralmente possui a capacidade adulterada, “enganando” o sistema. Por exemplo, podem falsificar um cartão de memória de 16 GB, transformando-o em um cartão de 64 GB, ou mais. É aí que ocorre o problema: é praticamente certo que, quando atingir a capacidade original, o cartão vai continuar salvando mais fotos e vídeos normalmente, e após isso, tudo vai começar a simplesmente sumir, apagar ou não abrir. E neste caso, não tem o que fazer, você perde tudo! Você pode se informar mais sobre este assunto, e descobrir se seu cartão de memória é falso ou original, nesta postagem publicada aqui anteriormente (clique aqui para saber mais).

Como certamente você chegou aqui, apenas apagando ou “perdendo” o arquivo de forma simples, vamos ao que interessa: como recuperar arquivo deletado.

Aprenda agora, como recuperar um arquivo deletado.

MÉTODO 1: Essa é a forma mais simples, exclusiva para o Windows, mas podem haver muitos usuários que não a conhecem.

Recuperando o arquivo deletado no Windows. Por configuração padrão, o Windows envia para a pasta Lixeira todos os arquivos que foram deletados. Pode-se configurar para que o Windows exclua tudo permanentemente, o que não é aconselhável.

  • 1- Abra a pasta Lixeira e encontre dentro dela o arquivo que você deletou.
  • 2- Após encontrar o arquivo, clique com o botão DIREITO do mouse sobre o arquivo, e então abrirá uma caixa com algumas opções. Clique sobre a opção “RESTAURAR”. Está pronto, o arquivo foi restaurado, e está exatamente no local onde ele estava quando foi excluído.

MÉTODO 2: Utilizando um programa específico para recuperar um arquivo deletado.

Este programa chama-se RECUVA, e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

Para recuperar arquivos apagados no cartão de memória do seu smartphone, você deverá retirar o cartão do seu celular e conectá-lo no seu pc, de preferência, para resultados melhores.

Como recuperar arquivo deletado, utilizando o Recuva. Após baixar o programa  e instalá-lo, abra-o.

Na primeira tela, clique em “Next”:

Agora escolha o onde o Recuva deve procurar por arquivos apagados. Aqui você pode especificar o seu cartão de memória, ou o HD, por exemplo, clicando em “BROWSE”. Se não souber onde estava o arquivo apagado, deixe a primeira opção selecionada:

Caso queira escolher um local específico para a busca, encontre o local e clique em “OK”:

Agora clique em “NEXT” para o programa Recuva começar o trabalho para recuperar o arquivo deletado.

O Recuva está pronto para iniciar a busca por arquivos deletados no local que você escolheu. Clique em “START” para iniciar o trabalho.

Após o término, o programa Recuva apresenta TODOS os arquivos daquela pasta, que já foram deletados alguma vez. Agora será necessário apenas selecionar os arquivos que serão recuperados (clicando na caixinha em branco localizada no início da linha).

Note que existe um símbolo vermelho ou verde ao lado de cada arquivo. VERMELHO significa que o arquivo recuperado pode apresentar algum defeito, pois já haviam outros arquivos salvos em cima dele.

O símbolo VERDE significa que o arquivo será recuperado sem qualquer defeito, pois não havia outro arquivo salvo no mesmo local que ele..

Ao selecionar o arquivos e clicar em “RECOVER”, será necessário indicar onde o arquivo recuperado será salvo.

Após o término, o programa apresentará um resumo sobre arquivos recuperados íntegros ou com defeitos. Clique em “OK“:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.