SONY VAI SAIR DO BRASIL, E A EMPRESA BRASILEIRA MONDIAL PRETENDE COMPRAR A SUA FÁBRICA EM MANAUS

A gigante japonesa anunciou que estará deixando nosso país no primeiro trimestre de 2021. A Sony estaria se readequando à atual situação do mercado internacional, e deverá fechar sua única fábrica no Brasil, que fica localizada em Manaus / AM. A empresa sairá do mercado de eletrônicos no país, e permanecerá aqui apenas com a Sony Music, a Sony Pictures e o console Playstation (que apesar de ser um eletrônico, ele é importado). O Playstation 4 chegou a ser produzido no Brasil por um certo tempo, mas não pela própria Sony, que havia terceirizado o serviço com a empresa Flextronics.

Depois de 48 anos atuando no mercado nacional, a empresa tornou-se referência e sinônimo de qualidade e durabilidade. A Sony deixará uma lacuna no setor de TV, áudio e câmeras, e ainda, ela já havia desistido de vender sua linha de smartphones Xperia por aqui no início de 2019.

A linha Xperia, de smartphones, era de muita qualidade, porém com um preço elevado, se comparado com a concorrência. Em 2013, a empresa lançou a linha Xperia Z, que era muito supreendente. Naquela época smartphones com telas de 5 polegadas eram consideradas grandes, e então a Sony lançou o smartphone Xperia Z Ultra, em um corpo de vidro, muito bem acabado, e com uma impressionante tela (para a época) de 6,4 “. O smartphone além de excelente, era muito bonito e chamativo.

Em 2015 a Sony lançou o Xperia Z5 Premium, surpreendendo novamente com a sua tela, mas desta vez, dentro dos padrões de tamanho de telas na época, e o destaque era a sua resolução: mais de 800 pontos por polegada em sua tela IPS LCD, sendo que, raros smartphones top de linha mal passavam dos 500 pontos por polegada.

A linha de smartphones Xperia continua sendo produzida pela Sony em alguns mercados fora do Brasil, com destaque para a sua linha Xperia Z e Xperia XZ, todos de alta performance. Para muitos, o design dos smartphones da Sony são ultrapassados, mas para outros (e eu me incluo nisso) são smartphones únicos e com o visual mais bonito entre os smartphones.

As câmeras da Sony sempre tiveram certo destaque para fotógrafos amadores, tanto em câmeras fotográficas digitais quanto em smartphones. Até mesmo o atual e poderoso smartphone da Apple, o iPhone 12, utiliza câmera Sony.

O áudio e as TVs também com muita qualidade pecavam um pouco pelo preço, sendo que os concorrentes, principalmente as coreanas LG e Samsung ofereciam algo parecido e com um preço menor. Eu, particularmente, só compro (agora, comprava) TVs da Sony, e convenci muita gente próxima de mim a fazerem o mesmo. A imagem das TVs LG são excelentes, mas as da Sony também são, e eu confio mais na durabilidade de um produto da Sony. Para mim, uma segunda opção de TVs ficaria sendo a Panasonic, que também é sinônimo de qualidade e durabilidade.

A empresa brasileira Mondial, líder brasileira na fabricação de eletrodomésticos, anunciou que pretende comprar a fábrica da Sony em Manaus (prédio físico e equipamentos ), e deve entrar de vez no mercado de TVs, ar condicionado e microondas.  

A saída da Sony é uma triste notícia, pois num mercado competitivo, quanto mais empresas disputarem um lugar ao sol, melhor para o consumidor e a saída da Sony nos faz perder produtos de qualidade e ficarmos dependentes de menos concorrência de alta qualidade. Talvez a Mondial apresente produtos com bom custo benefício, mas só o tempo dirá, pois será um novo segmento no qual esta empresa vai entrar.

Mesmo não sendo um analista de mercado, e também não conhecendo as pretensões de lucros e objetivos da Sony, apenas observando o mercado como um simples consumidor, poderia observar que se a Sony baixasse um pouco o valor de seus produtos, eles teriam maiores vendas, pois ofereceria um produto pelo mesmo preço que a concorrência, oferecendo a melhor qualidade, ou seja, ofereceria mais, pelo mesmo preço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *