iPhone 12 ainda não foi lançado no Brasil, mas Apple já foi notificada pelo Procon devido a possível ausência do carregador

NOTÍCIAS

Após o lançamento do novo iPhone 12 nos Estados Unidos ocorreu uma grande polêmica, pois o produto será vendido sem carregador e tampouco o fone de ouvido. Segundo a Apple informou, a ausência destes acessórios ocorre em razão de a empresa estar pensando na natureza, sendo assim uma decisão ecológica, reduzindo a emissão de carbono no meio ambiente.

Ao invés de ver esta ação da Apple com bons olhos, muitos consumidores a veem como uma intenção de forçar a venda de carregadores e fones de ouvido. E desta mesma forma o Procon-SP também  entendeu a ação da empresa da maçã.

O iPhone 12 sequer tem data de lançamento em nosso país, mas o Procon já notificou a Apple no Brasil e solicitou explicações sobre a ausência dos carregadores junto na caixa do produto. O Procon pede esclarecimentos sobre os motivos desta decisão “ecológica”, qual alternativa o consumidor terá para carregar o aparelho e como funcionará a garantia de cada produto.

O Procon alega que isso pode configurar prática abusiva, obrigando o consumidor comprar um carregador que custa cerca de R$ 219,00, além do smartphone, sendo que precisará ter os dois produtos para poder ter utilidade, e que pode ser considerada quase uma venda casada.

Cabo USB-C para Lightining é o único acessório incluso na caixa do novo iPhone 12

Na França, devido a leis locais, a Apple é obrigada a vender o seu smartphone juntamente com o fone de ouvido. A tendência é que as vendas no Brasil sejam parecidas com as do mercado norte-americano, sem fones de ouvido, tampouco carregadores, a menos que nossas autoridades tomem alguma decisão contrária.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *