Snapdragon 875: o que esperar do novo chipset da Qualcomm

A Qualcomm está próxima de anunciar seu mais novo processador top de linha até o final do ano. A empresa tem um evento virtual marcado para os dias 1 de 2 de dezembro de 2020, onde é aguardado o lançamento de algumas novidades, e entre elas, um novo processador e o anúncio de seu primeiro celular gamer. No e-mail de convite para este evento, o Tech Summit Digital 2020, não menciona qualquer lançamento de um novo chipset, mas menciona a frase “desempenho móvel de nível premium”, o que leva a especular sobre um novo processador.

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico devido à COVID-19,  a Qualcomm conseguiu manter seu cronograma e não deverá ter problemas no desenvolvimento de seu novo chipset, então é esperado o lançamento do processador Snapdragon 875 neste evento.

O novo processador deverá vir com melhorias significativas em seu desempenho, em comparação ao Snapdragon 865, devido ao novo processo de fabricação com litografia de 5 nanômetros, menor que a atual de 7 nanômetros, o que gera um ganho de quase 20%  em eficiência energética. Especula-se que este SoC poderá incorporar núcleos ARMCortex-X1 Super Core, que trará um desempenho 30% superior aos chipsets que usam o ARM Cortex A77, como é o caso do Snapdragon 865.

A Samsung deverá produzir o Snapdragon 875 para a Qualcomm através de um processo de litografia ultravioleta extrema (EUV), num contrato avaliado entre US$ 850 milhões e US$ 1 bilhão. Este novo processador da Qualcomm deverá bater de frente com o novo chip A14 Bionic da Apple, também produzido em 5 nanômetros. Numa comparação entre seus novos chips, nota-se que a Apple fez uma pequena melhoria no desempenho de seu novo processador em relação ao modelo anterior, porém a expectativa com a Qualcomm é de que o novo Snapdragon 875 seja muito superior ao atual modelo top de linha da fabricante.  A Samsung também trabalha na fabricação de um chip Exynos baseado na litografia de 5 nm, porém especula-se que ela vá utilizar núcleos ARM Cortex- A78 ao invés de ARM Cortex-X1.

Smartphone gamer da Qualcomm

Existem rumores de que a Qualcomm também estaria se preparando para produzir um smartphone voltado para jogos. Para isso a empresa contaria com uma parceria com a Asus, que já possui ampla experiência no mercado de smartphones, inclusive no ramo gamer. O novo smartphone seria o primeiro aparelho a contar com novo processador Snapdragon 875,  sendo lançado em 2021. Xiaomi, Vivo e Realme também são cotadas para estarem entre as primeiras fabricantes de smartphones a apresentar o novo processador em seus aparelhos top de linha.

Sucessor para o processador Snapdragon 765G

Está em desenvolvimento um novo processador para substituir o atual Snapdragon 765G. O novo SoC será o 775G, baseado na arquitetura de 6 nanômetros e terá mais potência que o chip atual. Ele terá suporte a atualização de tela de 120Hz, 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento UFS 3.1 que fornece aos dispositivos moveis velocidades semelhantes a um SSD de computador. A expectativa é que seu lançamento seja em 2021, após o lançamento do irmão mais poderoso, o Snapdragon 875.

 A Qualcomm não confirmou nada a respeito até o momento, mas a expectativa é que tenhamos novidades quanto a isso durante o evento, no início de dezembro. Vamos esperar até o Tech Summit Digital 2020 para ver quais novidades a Qualcomm nos prepara, ou ainda, aguardar alguma informação inédita da empresa antes mesmo do evento.

FONTE

André de LIma

TESTE PARA O SITE TC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *