SMARTPHONE LG G8X THINQ COM DUAS TELAS

LG LOGO 3D ANIMATION - YouTube

A cada nova geração de smartphones as fabricantes tentam desenvolver novas tecnologias para conquistar mais consumidores, atrair novos fãs e até mesmo superar as demais concorrentes, num mercado que já é cheio de opções.

O mercado de smartphones é marcado por novas tendências, onde a maioria das fabricantes muitas vezes não criam, mas apenas aprimoram tecnologias já existentes. Com o passar do tempo as telas sensíveis ao toque se tornaram o padrão, praticamente estinguindo o teclado físico.

Inicialmente os smartphones mal tinham câmera frontal, mas atualmente estão se enchendo de câmeras, assim como as telas pequenas que hoje existem em raros modelos e estão sendo trocadas por painéis com qualidade de um televisor. Outra tendência são as baterias poderosas, capazes de fornecer energia por mais de um dia ao smartphone, independente da forma de uso, contínuo ou moderado.

Uma nova tendência que parece estar surgindo são os smartphones com mais de uma tela, ou com a tela flexível como uma folha de papel, mas as fabricantes ainda estão engatinhando nesse sentido. Mesmo modelos de sucesso e alto valor, como o Samsung Galaxy Fold, tem apresentado problemas graves, como a tela marcar ou rachar devido ao movimento repetitivo em que a tela é submetida ao abrir e fechar o smartphone.

Neste post vamos comentar sobre um modelo da LG criado neste sentido, com duas telas, mas que não é bem uma tela flexível, dobrável, mas sim, se podemos chamar, de uma “gambiarra” com duas telas. Não uso o termo “gambiarra” para diminuir o produto, pois ele possui tecnologia invejável, mas apenas para me referir a forma como foi implementada essa ideia de duas telas, que ficou um pouco estranha.

Este smartphone é o LG G8X ThinQ, uma versão melhorada do LG  V50 ThinQ, com uma ótima configuração e uma ideia um pouco diferente de outros dobráveis.

LG G8X ThinQ

O aparelho vem com um acessório, que é uma espécie de capinha, e nela existe uma segunda tela fixa, que pode ser conectada ao smartphone, dando assim, sua característica de duas telas. Desta maneira você pode usar o smartphone de duas formas: sem conectá-lo ao acessório, usando apenas com sua tela padrão, ou conectá-lo à segunda tela, e utilizar as duas telas ao mesmo tempo. Há ainda, atrás desta segunda tela, um outro pequeno display (chamado de cover display) onde é possível visualizar algumas notificações, data, hora e carga da bateria.

Cover Display de 2,1 polegadas

A segunda tela do LG G8X ThinQ funciona de maneira parecida com os Moto Snaps, da Motorola, que eram acessórios onde cada um tinha uma característica diferente, como função projetor, som mais potente, ou bateria extra, entre outros, que o usuário poderia remover e adicionar em alguns modelos específicos da marca. Esta segunda tela no LG G8X ThinQ vem com um encaixe específico que conecta-se na USB Tipo C do smartphone (mesmo lugar onde conecta-se o carregador) logo abaixo do aparelho. Assim é possível usar o smartphone “sozinho” ou com as duas telas.

A união entre as duas telas é feito através de uma entrada USB Tipo C embaixo do aparelho

O fato de usar as duas telas ou simplemente uma é onde fica a questão de se adquirir um smartphone desses ou não. Com as duas telas ele fica diferente, muito chamativo. Como bem sabemos, a LG produz telas de Tv com excelente imagem, e isso não ficou diferente com a tela deste smartphone. Tanto a tela do smartphone quanto a segunda tela, possuem a mesma configuração, sendo telas Oled Full HD+ com excelente imagem. A tela do smartphone ainda possui a câmera frontal para selfie de 32 MP, que filma em 4K (30 fps) e um sensor biométrico sob a tela. A câmera traseira do smartphone é dupla, com 12 MP e 13 MP, que filma em 4k a 60 fps.

O acessório de tela dupla tem movimento de abertura em 360°, dando assim a possibilidade dos mais variados tipos de posições para o uso.

A tela movimenta-se em 360°

Utilizar as duas telas está relacionado à produtividade, possibilitando o uso de dois aplicativos abertos em tela cheia ao mesmo tempo, sendo que este seria o grande diferencial deste smartphone, e esta é a função mais útil justamente para quem deseja produtividade. De um modo geral, este smartphone é excelente no desempenho de todas as suas funções, pois mesmo tendo duas telas, seu processador Snapdragon 855, aliado à 6 GB de memória RAM, dá conta tranquilamente do recado. Ele ainda vem com 128 GB de armazenamento interno que pode ser expandido até 2 TB com cartão de memória Micro SD.

Este smartphone possui características robustas, de telefone top de linha, mas seu preço fica acima de “concorrentes com uma tela”. O LG G8X ThinQ possui certificação militar para maior resistência contra impactos e certificação IP68 contra proeira e água.

Tem uma ótima característica para jogos, pois além de possuir um processador que roda com folga qualquer game da Play Store, a segunda tela deste smartphone transforma-se num joystick de videogame, facilitando assim a jogabilidade dos games. Isto é um detalhe ótimo para gamers, já que os comandos na tela do jogo muitas vezes atrapalham a visão e a jogabilidade como um todo. No LG G8X ThinQ os jogos irão rodar no máximo de desempenho e gráficos, com o joystick virtual na tela extra.

Pode-se transformar umas das telas em um joystick virtual para jogos

Outro detalhe é a segunda tela transformar-se num teclado virtual para você digitar o texto a ser escrito em algum formulário na tela principal. Neste caso, é mais interessante digitar neste teclado virtual da segunda tela, devido ao espaçamento entre as teclas e assim facilitar muito no uso. O movimento da tela ajuda também para apoiar o smartphone na hora de assistir a um filme, ao invés de precisar ficar segurando o smartphone na mesma posição por vários minutos ou mesmo horas, o que pode se tornar muito incômodo.

Pode-se deixar o aparelho em várias posições

Mesmo trazendo muitas facilidades, esta característica de tela dupla pode causar alguns problemas. O primeiro deles é a forma de transportar este smartphone, já que ele fica com uma largura bem maior que um smartphone comum para se carregar no bolso. Outro detalhe importante é o consumo de bateria, já que a tela de um smartphone é um dos fatores que mais consomem energia, e ainda mais referindo-se a estas duas telas com características bem avançadas. Este smartphone possui apenas uma bateria de 4.000 mAh no corpo principal do smartphone, carga que seria suficiente para o uso moderado em um smartphone comum (com apenas uma tela) durante um dia de uso.

Outro detalhe que pode incomodar é o fato de precisar levar junto muitos acessórios, ao invés da praticidade de apenas colocar o smartphone no bolso. Até mesmo para efetuar o carregamento da bateria, se estiver usando o modo duas telas será necessário plugar um adaptador abaixo da entrada USB do aparelho. E ainda existe o fato de o terceiro painel (o cover display) ser muito reflexivo, parecendo um espelho e assim aparecendo qualquer marca de dedo.

Este smartphone é diferente e muito potente, e sem dúvida ele é ótimo em todas as suas características, mas deve-se levar em conta qual será a sua real necessidade para um investimento nele, pois ele possui um valor elevado, em torno dos R$ 4.000,00.

ONDE COMPRAR:

LG G8X THINQ EM PROMOÇÃO NA AMAZON: https://amzn.to/3mSa5i0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *